Tucumã é um tipo de coquinho que tem espinho na madeira tanto quanto nas folhas observe a foto abaixo, não se pode subir na árvore como faz com o coqueiro, esses espinhos são bem ponte-agudo, com cera de 15-18 centímetros de comprimento, seu fruto quando maduro é amarelado e carnudo bom para se comer. Na região norte do Brasil onde ele é encontrado com abundância tem pessoas que gosta com café outras com farinha, seja la qual for o gosto ele é uma delicia de todo jeito é rico em fibras, também é muito usado para se pescar especialmente piau.
É bom lembrar que os animais também se alimentam de coquinho, formiga, paca, cotia são eles quem mais contribuem com a reprodução da especie, pois carregam os frutos pala mata espalhando os caroços para nascerem.
Veja como são carnudo os frutos, e os espinhos é esses palitos escuro que estão sobre os frutos, estes pedacinhos menores é os que você vai usar para pescar, é só colocar no anzol e jogar na água e esperar o peixe vim comer.
Seva de tucumã.
Para fazer uma seva de tucumã você pode usa uma linha de pesca pra amarrar os frutos como está no exemplo, ou coloque em uma sacola dessas que vem com laranja tipo toca amarelinha, isso atrai o peixe, mas é preciso ter paciência também, na região norte do Brasil funciona bem, é importante que apos terminada a pescaria não deixar sacolas plasticas, nem linha na água para não poluir o rio, nem afugentar o peixe do local e assim você mostra que é uma pessoa educada, pois o lugar de lixo é no lixo e não no rio boa pescaria.
Aqui está algumas das especies que gostam de comer tucumã, piau flamengo, piau três pintas, todos os piaus comem este fruto, ate o pacu também pega com esta isca, não tanto quanto o piau, mas pega.